À flor da pele, uma expressão que ouvimos com tanta frequência, expressa sensações que nossa pele consegue transmitir como maciez ou aspereza, suavidade, sensação de calor ou frio.
Além disso a pele nos traz informações importantes sobre nossa saúde, seja através de sinais que indicam que pode haver ali uma doença sistêmica, como é o caso de doenças como lúpus e psoríase, seja através de uma pele desidratada podendo levar a diversos tipos de eczemas porque faltou ali uma hidratação adequada tanto oral como tópica.
Portanto, sendo ela um órgão tão importante, que nos protege das agressões do meio externo e nos sinaliza quando algo não está bem, ela merece ser cuidada todos os dias, e geralmente no inverno precisamos intensificar esses cuidados.
No inverno além do clima que tende a ser seco nos deparamos também com banhos mais quentes e as vezes demorados para o aconchego do nosso corpo, e assim como o detergente que usamos para desengordurar nossas louças, age também a combinação de sabonetes e banhos quentes e prolongados, tirando nossa base de gordura natural a base de ceramidas e glicerol e deixando nossa pele seca, opaca e desidratada.
E para evitar que nossa pele perca toda sua maciez e suavidade existem pequenos cuidados que se adicionados na nossa rotina não darão vez para uma pele desidratada.
Troque os sabonetes por óleos de banho como o lipikar óleo de banho, ureadin óleo de banho ou atoderm óleo de banho.
Evite o uso de bucha diariamente;
Procure tomar banhos mais rápidos;
Para hidratar no pós banho use brumas que são mais leves e fáceis de aplicar como hydraporin bruma, ou hidratantes em spray como cetaphil optimal, spray reparador calmante sallve e Dove pro-ceramidas.
Use hidratante labial diariamente, temos muitas marcas no mercado, como epidrat lábios e Nívea protetor labial .
Use um hidratante nasal que seja em gel, como o maxidrate, porque no inverno é comum o ressecamento dessa região com quadros frequentes de epistaxe nasal.
Mesmo que esteja frio tenha o hábito de tomar no mínimo 2 litros de água por dia, isso garantirá que todo seu organismo se mantenha hidratado.
E por último, não esqueça do seu protetor solar, mesmo que nos dias frios diminua a incidência de radiação UVB, a radiação UVA se mantém e ela também causa danos na pele, e uma atenção especial para os amantes de neve. A neve tem a capacidade de refletir 90% da radiação emitida e isso aumenta muito a chance de uma queimadura solar. Nessa situação prefira os protetores solares com alto índice de proteção contra radiação UVA e UVB.
Cuidar da pele é também um ato de amor e carinho de você para você.
Sobre - Dra. Ideli Neitzke, é médica formada pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória Espírito Santo, com especialização em Dermatologia no Hospital Heliópolis. Atualmente faz parte do corpo docente da residência médica de dermatologia no hospital Heliópolis. Além disso, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Internacional de Peelings.