As obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Imirim estão progredindo para melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de deslocamento da população da zona norte. Iniciadas em junho de 2023, as obras abrangem 4,6 km do corredor no trecho entre a Av. Deputado Emílio Carlos e a Alameda Afonso Schmidt, beneficiando cerca de 112 mil pessoas diariamente. A Prefeitura está investindo R$ 71,8 milhões nas melhorias.
Melhorias planejadas
As obras incluem uma série de melhorias para aumentar a segurança, acessibilidade e conforto dos usuários do transporte coletivo.
• Reforma do corredor: Implementação de pavimento rígido nas paradas e de pavimento flexível nas demais faixas de rolamento.
• Superguia: Instalação de superguia com 28 cm de altura para nivelamento com o embarque e desembarque dos ônibus.
• Paradas de Ônibus: Implantação de pavimento rígido e reforma das paradas para melhor operação. Instalação de totens acessíveis com informações sobre as linhas de ônibus.
• Acessibilidade: Implementação de acessibilidade e adequação dos passeios com rampas de acesso e piso tátil.
• Faixas de Ultrapassagem: Instalação de faixas de ultrapassagem em paradas de ônibus para melhorar a fluidez do tráfego.
• Drenagem Viária: Melhorias na microdrenagem da via.
• Sinalização Viária: Renovação da sinalização com implantação de botão sinalizador para pessoas com deficiência auditiva.
• Valas Técnicas: Instalação de valas técnicas para o sistema do corredor e para enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações.
• Iluminação Pública: Adequações na iluminação pública.
• Redes de Telecomunicação: Enterramento das redes de telecomunicação e retirada dos postes para melhorar a acessibilidade.
As medidas são de fundamental importância para a mobilidade urbana da região, impactando positivamente o desempenho das linhas de ônibus e reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros.
Enterramento de fios
As melhorias também incluem o enterramento dos cabos de energia elétrica e de telecomunicações, com investimentos adicionais de R$ 48 milhões. Este serviço, realizado pelas concessionárias de serviços, moderniza a infraestrutura urbana, previne problemas causados por descargas elétricas e tempestades, prolonga a vida útil da fiação, reduz a necessidade de manutenção e minimiza atos de vandalismo.
Avanços
Desde o início das obras, houve avanços significativos:
• Execução de 2,5 km de drenagem superficial na avenida Imirim, no trecho entre a avenida Engenheiro Caetano Alvares e a Alameda Afonso Schmidt;
• Instalação de 2,5 km de guias e sarjetas novas de concreto na avenida Imirim, no trecho entre a avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Alameda Schmidt;
• Aplicação de 900 toneladas de concreto betuminoso usinado a quente - CBUQ, como pavimento flexível, na avenida Imirim, no trecho entre a avenida Engenheiro Caetano Alvares e a alameda Afonso Schmidt;
• Lançamento de 2.500 toneladas de concreto de alta resistência, utilizados como pavimento rígido das 13 paradas de ônibus ao longo da avenida Imirim e no cruzamento entre a avenida Imirim e a Alameda Afonso Schimidt;
• Execução de 3,0 km de infraestrutura para enterramento da rede de média tensão pela ENEL ao longo da avenida Imirim;
• Execução de 2,5 km de calçadas acessíveis na avenida Imirim, no trecho entre a avenida Engenheiro Caetano Alvares e a alameda Afonso Schmidt;
• Execução de 2 km de valas técnicas para enterramento da rede de telecomunicações nas calçadas, implantação de rede de transmissão de dados da CET, da SPTRANS e da infraestrutura para iluminação pública na avenida Imirim, no trecho entre o trecho da avenida Engenheiro Caetano Álvares e a Alameda Schmidt.
Interdições e Cronograma
Para a execução dos serviços, são necessárias interdições na via, com avanços de aproximadamente 50 metros por dia. Novos trechos são mobilizados diariamente, enquanto os trechos concluídos são liberados conforme o progresso das obras. A previsão é que as obras na Avenida Imirim sejam concluídas em outubro de 2024.