Perfil

Eduardo Micheletto

Educação

29/06/2024

Prefeitura de São Paulo cede terreno de 30 mil metros quadrados em Cidade Tiradentes para construção de Instituto Federal de Educação

O prefeito Ricardo Nunes assinou nesta sexta-feira (28) a cessão de um terreno de 30 mil m2 para o Ministério da Educação construir uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em Cidade Tiradentes, na Zona Leste. A iniciativa atende aos pedidos dos moradores dessa região por ensino profissionalizante gratuito e de qualidade. 

Ao assinar o documento que autoriza a cessão ao Instituto, que é mantido pelo governo federal, o prefeito ressaltou a importância das parcerias feitas pela Prefeitura de São Paulo para avançar em áreas essenciais, como a Educação. “Da nossa parte, o que pode fazer de parceria com o governo federal, governo estadual, com governos de outros países, a gente está fazendo. Muito importante, a gente fez a cessão de terreno para que o governo federal faça o Instituto lá", destacou Nunes, que celebrou a agilidade de todo o processo graças aos esforços de várias secretarias municipais. “Nós fizemos o negócio em tempo recorde para poder fazer a cessão desse terreno, o que me deixa muito feliz.” 

A agilidade também foi celebrada pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Silmario Batista dos Santos, em especial das secretarias envolvidas. “Elas perseguiram o pedido do prefeito de agilizar e estamos aqui em tempo recorde para assinar o termo de cessão. Eu já digo que o projeto básico para a construção do equipamento já está praticamente pronto, basta nós adequarmos a topologia, geografia do terreno, nas suas questões de desníveis. Mas eu penso que no máximo em 60 dias eu quero lançar o processo licitatório de construção, com o investimento inicial da ordem de 20 milhões de reais pelo governo federal”, afirmou o reitor. 

A área pertence à Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB) e fica ao lado do CEU Água Azul. “Vai fazer um grande diálogo com o nosso equipamento aqui, vai dialogar com os equipamentos de Educação que nós temos ali, que os nossos alunos do CEU, os alunos da educação básica, certamente terão uma opção de educação de qualidade”, disse o presidente da COHAB, João Cury. 

Para o secretário municipal de Governo, Edson Aparecido, a cessão do terreno para a instalação do instituto é imprescindível para oferecer à população da Zona Leste ensino profissionalizante de qualidade. “A viabilização do Instituto Federal, sem dúvida nenhuma, atende uma demanda absolutamente imprescindível para todos nós. Treinarmos a mão de obra, capacitarmos a mão de obra do nosso jovem no mercado de trabalho, que esse é o grande desafio para o jovem que mora nas regiões mais distantes, a viabilização disso, é a enorme importância não só para a Cidade Tiradentes, mas para toda a cidade. E o prefeito não mediu esforços para que isso fosse feito da maneira mais rápida possível, uma demonstração de uma ação republicana que junta os esforços da prefeitura e governo federal para atender a população.”

Compartilhe esta notícia

Nenhum anúncio disponível.