Perfil

Eduardo Micheletto

Saúde

21/06/2024

Prefeitura entrega no Jardim Peri 27ª UPA da cidade e anuncia construção de centro de reabilitação física na Zona Norte

Durante a primeira edição da segunda etapa do programa Prefeitura Presente, o prefeito Ricardo Nunes entregou na manhã desta sexta-feira (21) a 27ª Unidade de Pronto Atendimento da capital, a UPA III Jardim Peri, que beneficia a população da Casa Verde, Limão e Cachoeirinha, na Zona Norte da capital, e faz parte do Programa Avança Saúde SP. O prefeito anunciou também a construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Casa Verde/Cachoeirinha, para oferecer atendimento para  pessoas com deficiência que necessitam de apoio, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial. 

“Só aqui na UPA nós vamos ter 429 funcionários. São 429 colaboradores que vão cuidar da saúde das pessoas”, contou o prefeito. “Até 2016 nós tínhamos só 3 UPAs na cidade e hoje estamos entregando a 27ª. Portanto, foram 24 de 2017 até agora e dessas 24 eu entreguei 14. Até o final do ano eu entrego mais 7, além das 8 que temos em construção para entregar no ano que vem”, completou Nunes. 

nova UPA, localizada na rua Afonso Lopes Vieira, 35, Vila Dionísia, atende 24 horas, de segunda a segunda, nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral, psiquiatria e odontologia, além de atendimento farmacêutico, serviço social, radiologia, eletrocardiograma e exames laboratoriais. A estimativa é de que 18 mil pessoas sejam atendidas por mês no equipamento. 

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, essa é a sexta UPA da Zona Norte. “A Zona Norte não tinha nenhuma UPA e essa é a sexta que o prefeito Ricardo Nunes está entregando”, apontou o secretário destacando que outras três unidades serão entregues, totalizando nove na região. 

A nova UPA já conta com o “minilab”, que é um laboratório próprio que atende de forma otimizada e com maior rapidez os exames solicitados no serviço, com liberação do laudo em menor tempo, agilizando assim o atendimento do usuário, conduta e manejo clínico, além da redução do tempo de permanência. A lista de exames contemplará as necessidades de urgência e emergência de acordo com cada caso.  

Com mais de dois mil metros quadrados e 27 leitos, a estrutura física contará com 74 salas, sendo de emergência, sala de radiografia, consultórios, sala de gesso/curativo, dispensação de farmácia, estoque de farmácia, salas de classificação de risco, sala de odontologia, sala de coleta, sala de eletrocardiograma, salas de medicação adulto e infantil, salas de inalação adulto e infantil, sanitários PCD, entre outros.  

“Vai ser uma maravilha, principalmente para o pessoal que não tem convênio e trabalho. A gente estava precisando de uma UPA com atendimento 24 horas. Até quem tem convênio vai procurar a UPA quando precisar de um auxílio imediato”, explica a professora aposentada, Eliza Maria Silva, 69 anos. 

A dona de casa Jandira Gomes, 59 anos, conta que precisava fazer grandes deslocamentos para buscar um atendimento. “Minha perna e meu joelho doem muito. Agora eu tenho uma UPA pertinho de casa. Pretendo passar pelo clínico geral e pelo ortopedista”, disse. 

O investimento na implantação para a nova unidade foi de R$ 22,4 milhões, e o custeio mensal é de R$ 5,6 milhões. A UPA Jardim Peri é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF).  

CER Casa Verde/Cachoeirinha 
O território da Supervisão Técnica de Saúde Casa Verde /Cachoeirinha vai ser contemplado com a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV Casa Verde/Cachoeirinha, que será referência para cerca de 309 mil pessoas.  A unidade deverá ter capacidade para realizar cerca de 5.700 atendimentos e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.  

Os CERs são serviços fundamentais para intervenções em diversas condições de saúde que acometem as pessoas nos diferentes momentos da vida. No que diz respeito à criança e adolescente, tem um papel primordial no atendimento a bebês de alto risco, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disto, os CERs são referência para o acesso as órteses, próteses, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, essenciais para a participação social e inclusão dos munícipes.  

“A gestão do prefeito Ricardo Nunes se preocupa com a inclusão e com a acessibilidade”, destaca a secretária municipal em exercício da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal. “Espero que possamos inaugurar muitos CERs”, completa.  

Os CERs também atuam em rede com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) e outros serviços e sua presença no território fortalece a articulação de serviços intra e intersetoriais e mobiliza o território nos processos de inclusão social.  

Rede Assistencial 
O território da Supervisão Técnica de Saúde Casa Verde/Cachoerinha/Limão conta com 20 estabelecimentos de saúde, sendo duas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, 12 UBSs, um Ambulatório de Especialidades (AE), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), uma Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis), além de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), uma equipe do Programa Acompanhante do Idoso (PAI) e uma equipe Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD).  

Avança Saúde SP 
A entrega das novas instalações da UPA Jardim Peri faz parte do Programa Avança Saúde SP, considerado o maior programa de saúde pública desenvolvido na cidade de São Paulo para melhorar as condições de acesso e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe esta notícia

Nenhum anúncio disponível.