O prefeito Ricardo Nunes entregou nesta sexta-feira (5) mais 15,6 km de Faixa Azul na Zona Leste e assinou a solicitação de autorização para implantar, em toda a cidade, mais 40 quilômetros dessa estrutura preferencial para motos, além dos 200 já autorizados e em fase de implantação. De janeiro de 2022 a junho de 2024, a Prefeitura entregou para o sistema viário da cidade o total de 145,74 km.
Os 15,6 km de Faixa Azul entregues nesta sexta estão instalados na Avenida Salim Farah Maluf, entre as ruas Rhone e Ulisses Cruz, nos dois sentidos, com 9,7 km; e pista expressa da Avenida Aricanduva, entre a Rua Júlio Colaço e a avenida Itaquera, nos dois sentidos, com 5,9 km de faixa preferencial para moto.
O prefeito Ricardo Nunes destacou a Faixa Azul como política pública inovadora, que está diminuindo o número de acidentes e salvando muitas vidas. “Para se ter uma ideia, um estudo mostrou que na 23 de Maio, por exemplo, quem está na Faixa Azul, tem três vezes mais o ambiente seguro para circular. No corredor preferencial na Bandeirantes, é 20 vezes mais seguro. Então, está mais do que comprovada a eficiência do programa”, disse o prefeito ao assinar o documento em que pede a por parte da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) de mais 40 km de Faixa Azul em 28 vias da cidade.
Para o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Celso Gonçalves Barbosa, a Faixa Azul é mais um acerto da Prefeitura nas iniciativas de segurança viária. “É um projeto que vem salvando vidas e trazendo harmonia entre os motoristas e os motociclistas. Tenho percebido isso no contato com as Associações de Motoboy. Por meio deles, temos o termômetro de quanto a Faixa Azul é importante e do quanto tem trazido segurança”.
A Faixa Azul foi idealizada pela Prefeitura, inspirada em experiências anteriores e internacionais, com o objetivo de reorganizar o espaço viário, proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
O presidente do SindmotoSP, Gilberto dos Santos, afirmou que o projeto é de extrema importância para a categoria de motoboy. “Quero deixar claro que é muito satisfatório fazer parte de um projeto que tem tanta relevância principalmente para a nossa categoria. Há muito tempo a gente não via políticas públicas eficientes para nós, e agora estamos vendo”.
O presidente da CET, Hemilton Tsuneyoshi Inouye, destacou o alto índice de aceitação do programa na cidade. “A Faixa Azul tem 97% de aceitação por parte dos motociclistas e mais de 95% de aceitação pelos motoristas”.
O projeto foi baseado em dois princípios de segurança viária. A Visão Zero é uma abordagem que trata qualquer morte no trânsito como inaceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de planejar o viário de forma a evitar que falhas de condutores e distração de pedestres possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
O motoboy Ezequiel Alves de Oliveira, de 32 anos e 8 trabalhando no trânsito de São Paulo, elogia a Faixa Azul. “É uma excelente iniciativa, que vai guardar muitas vidas. Os motoristas estão respeitando”, disse ele.
Igor de Jesus, de 26 anos, também motoboy há 2 anos, relata que o sentimento de segurança aumentou. “A faixa azul é ótima para nós. Temos segurança de que o motorista não vai vir para cima da gente, sem dar seta. Antes, andávamos com medo”.
Novos trechos
Neste mês, mais 22,92 km do projeto-piloto serão entregues na cidade. Receberão as novas sinalizações as avenidas Governador Carvalho Pinto, Calim Eid e Dom Hélder Câmara, Vergueiro e Inajar de Souza, que terão o espaço viário adequado para a circulação das motos.
O trecho da Avenida Governador Carvalho Pinto receberá 5,70 km da nova faixa entre a Rua Doutor Renato Maia e Avenida São Miguel, em ambos os sentidos. Já as Avenidas Calim Eid e Dom Hélder Câmara terão 9,60 km do novo espaço preferencial para motos entre a Avenida São Miguel e Rua Catende, em ambos os sentidos.
Também ganharão a implantação as avenidas Vergueiro e Inajar de Souza, com 700 metros e 6,92 km, respectivamente. A faixa da Vergueiro será entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Doutor Barros Cruz. Já a da Inajar de Souza contará com a readequação do viário, entre a Avenida Nossa Senhora do Ó e a Rua Edmundo Krug, em ambos os sentidos. As demais vias previstas serão implantadas até dezembro.
O projeto já inspirou a cidade de Santo André, primeiro município que implantou o conceito de Faixa Azul fora da capital. Além disso, a CET já recebeu autoridades de trânsito do México e das cidades de Porto Alegre (RS) e Feira de Santana (BA) que vieram conhecer o projeto.
Entre os anos de 2022 e 2024, foram implantados os seguintes trechos:
- 5,5 km na Avenida 23 de Maio, desde a Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
- 17 km na Avenida Bandeirantes - Afonso D'Escragnolle Taunay, em ambos os sentidos.
- 1,8 km no corredor Norte-Sul, entre as Avenidas Prestes Maia e Tiradentes; e 2,8 km, que contemplaram as Avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.
- 6 km foram entregues nas Avenidas Sumaré e Paulo VI;
- 5,8 km na Avenida das Nações Unidas; e 4 km na Miguel Yunes.
- 9,2 km na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3,6 km na Zaki Narchi, e 5 km na Luiz Dumont Villares.
- 20,2 km na Avenida Jacu Pêssego, em ambos os sentidos; sendo 5 km, entre a Rodovia Ayrton Senna e a Rua Américo Sugai. E, entre as Ruas Zituo Karasawa e o acesso a Santo André Avelino, com mais 15,2 km. Já os 8,2 km na Avenida do Estado, estão entre as Ruas dos Patriotas e da Mooca.
- 1 km no Túnel São João Paulo II, no Anhangabaú, sentido Aeroporto de Congonhas, que faz conexão com as Avenidas Prestes Maias e 23 de Maio.
- 8,1 km na Avenida Santos Dumont, entre a Avenida Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, no sentido centro, e entre a Praça Campo de Bagatelle e a Av. Braz Leme, no sentido bairro; na Rua Santa Eulália, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, sentido Centro; no Túnel Ayrton Senna 1, entre a Avenida Vinte e Três de Maio e a Rua Colatino Marques; e na Avenida Washington Luís, entre a Avenida Dória e a Rua Viaza, um segundo trecho entre as avenidas Vieira de Morais e Bandeirantes e também entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia, sentido Centro.
- 3 km na Avenida Gastão Vidigal, entre Viaduto Miguel Mofarrej e a Praça Apecatu.
- 6,2 km Avenida Braz Leme, entre Rua Domingos Fasaroli e a Praça Heróis da FEB; 4,7 km Avenida Eliseu de Almeida, entre a Avenida Caxingui até a Rua Tristão de Campos;
- 7,4 km na Avenida Tancredo Neves – Complexo Viário Maria Maluf, entre o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro até a Rua do Lago; 1 km no Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, entre a Avenida Afonso d'Escragnolle Taunay e o Complexo Viário Maria Maluf; 2,4 km na Avenida Prof. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no sentido bairro, entre as Ruas Miguel de Araújo Barreto e Domingos Afonso e, entre as Ruas Apiteri e Lessing e entre as ruas Ribeirópolis e Isaque Valadão de Freitas, no sentido centro.
- 5,5 km no Elevado João Goulart, também conhecido como Minhocão, na região central, recebeu a sinalização dedicada às motos, entre o Largo Padre Péricles e a Praça Roosevelt, em ambos os sentidos. E mais 1,7 km na Avenida do Cursino, no Sacomã, Zona Sul, entre as Ruas Dom Villares e Marcos Fernandes.