Perfil

Eduardo Micheletto

Turismo

02/05/2024

Roteiro do Vinho de São Roque atrai 600 mil pessoas por ano

Considerada uma das cidades mais charmosas do interior de São Paulo, a estância turística de São Roque atrai anualmente 600 mil pessoas, que buscam conhecer as suas diversas vinícolas, adegas e restaurantes que estão espalhados pelo famoso “Roteiro do Vinho”.

Formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, o passeio traz uma oportunidade de aprendizado sobre o processo de produção e degustação do vinho e de vivenciar festivais e eventos especiais relacionados ao tema. Além disso, a movimentação turística contribui para o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e impulsionando os negócios locais.

“Os turistas também podem participar das vindimas (colheita da uva), além de vivenciar a cultura e os costumes locais que, no caso de São Roque, tiveram início por portugueses e italianos. Vale ressaltar que nem só de vinho e suco de uva vive esta estância. Também é conhecida como a terra da alcachofra e todos os anos, nos meses de outubro e novembro há uma grande exposição, a Expo São Roque, que mostra aos visitantes as diversas iguarias que tem como base, esta flor comestível”, revela o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Segundo dados da Wine Intelligence, 44 milhões de brasileiros têm o hábito de consumir vinhos regularmente no país. Apesar do grande número de adeptos, o país não está nem entre os 10 mercados mais consumidores de vinho no mundo, ficando apenas na 14ª colocação no ranking. Ainda de acordo com o estudo, as mulheres representam 54% das consumidoras, e o vinho preferido dos brasileiros é o argentino.

O Vinho é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do suco de uvas ou outras frutas. A fermentação ocorre quando as leveduras convertem os açúcares presentes no suco das frutas em álcool e dióxido de carbono. O processo de produção de vinho envolve colheita, esmagamento das uvas, fermentação, envelhecimento e engarrafamento. Existem diversos tipos de vinhos, como o Tinto, Branco, Rosé e Espumante, que variam em sabor, cor, aroma e complexidade.

Outro atrativo do passeio é a sua proximidade da capital, são apenas 67 km de distância. Além disso, a cidade possui um ótimo clima serrano e uma boa infraestrutura hoteleira.

Como chegar – Para ir até São Roque, partindo da Capital, é preciso acessar a saída 54B no sentido capital/interior da rodovia Castello Branco (SP-280) e seguir em direção ao destino.

Compartilhe esta notícia

Nenhum anúncio disponível.