A cidade de São Paulo celebra o início das obras de seu quinto hospital veterinário público, marcando um significativo avanço no cuidado animal. Localizado na Avenida Nordestina, na Zona Leste, este será o segundo hospital da região dedicado ao tratamento veterinário gratuito, representando um investimento de R$ 10,8 milhões pela prefeitura. Com previsão de conclusão em 18 meses, a nova unidade promete ser um importante pilar na saúde e bem-estar dos animais de estimação da população de baixa renda.
Os hospitais veterinários municipais de São Paulo são conhecidos por fornecer uma gama de serviços gratuitos, incluindo consultas, cirurgias – gerais, oncológicas e ortopédicas –, exames laboratoriais, raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma e internação. A nova unidade não será exceção, oferecendo oito especialidades médicas como oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia, odontologia e dermatologia. Estima-se que, quando em pleno funcionamento, o hospital realizará cerca de 4 mil atendimentos mensais, contando com a dedicação de aproximadamente 75 profissionais entre médicos veterinários e equipe de apoio.
A expectativa pela nova instalação é alta entre os moradores da região. Elisa Amélia Gomes da Silva, uma copeira de 59 anos e tutora de quatro cachorros, expressou seu alívio com a abertura do novo hospital: “Vai ser muito bom, porque hoje eu levo no Tatuapé, que é bem mais longe. Aí eu fico o dia inteiro”. A facilidade de acesso a tratamentos veterinários de qualidade, sem a necessidade de longas viagens, é um dos principais benefícios apontados pelos futuros usuários do serviço.
Analy Xavier, coordenadora da Cosap, reforçou que o projeto foi desenvolvido com um olhar técnico e humanizado, visando atender especialmente a população de baixa renda. “A cidade de São Paulo é precursora desse tipo atendimento. Este hospital é uma conquista que deixa a todos da equipe técnica muito emocionados. É uma grande conquista”, afirmou.
Os atendimentos nos hospitais veterinários municipais são feitos com base na disponibilidade de vaga, priorizando casos de urgência e emergência de acordo com critérios médicos. A expectativa é que, com a inauguração da nova unidade, mais animais possam receber cuidados adequados de forma ágil e eficiente, aliviando as unidades existentes e oferecendo maior cobertura à crescente demanda por serviços veterinários públicos na capital paulista.