Perfil

Eduardo Micheletto

Educação

25/09/2024

Curso de Formação de Socorrista em Saúde Mental está com Inscrições Abertas

O Instituto Lisboa em parceria com a Faculdade de Experts Digitais – FEXDigital acaba de lançar a Formação de Socorrista em Saúde Mental – a formação contempla aulas presenciais a distância –, que tem como objetivo capacitar pessoas ou multiprofissionais, não médicos, capazes de identificar pessoas em situação de risco em saúde mental. “Socorristas Mentais são pessoas aptas a dar apoio, mentoria e orientação básica às pessoas que estão em sofrimento mental”, informa a diretora executiva do Instituto Lisboa, Cláudi Guimarães.

De acordo com Cláudia, a formação é recomendada para líderes e profissionais de qualquer área, para ajudar colegas e a sua empresa a lidar com problemas de saúde mental e prevenir situações escalonadas. “Pessoas que têm, acham que têm ou que gostariam de estar preparadas para familiares ou amigos com problemas de saúde mental, querendo ajudar ou saber o que fazer em casos de crises. Qualquer pessoa que queira aprender a identificar dificuldades de saúde mental e prestar ajuda a quem sofre. Para empresas, sugerimos que tenham um Profissional Certificado em Socorrista Mental para cada grupo de 60 pessoas”, destaca Cláudia.

Segundo o coordenadora-geral da formação, o Neuropsicanalista Renato Lisboa, a formação também visa a redução do estigma relacionado a problemas de saúde mental, eliminação de mitos e desinformação relacionados ao tema, diminuição do escalonamento e agravamento de problemas de saúde mental na empresa e na vida pessoal e melhoria da situação geral de saúde mental devido ao aumento do encaminhamento precoce para intervenções apropriadas.

A formação de Socorrista em Saúde Mental do Instituto Lisboa em parceria com a Faculdade de Experts Digitais – FEXDigital vai ao encontro das significativas mudanças no cenário do convívio humano global no âmbito empresarial, familiar e pessoal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão e o mais ansioso no mundo, com aumento dos relatos de episódios frequentes de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros problemas psíquicos e emocionais.

A formação tem a carga horária de 30 (trinta) horas com emissão de certificado reconhecido pelo MEC e selo digital para uso nas redes sociais. A formação contempla aulas presenciais a distância e atividades extraclasse no período de 30 de outubro de 2024 a 12 de fevereiro de 2024, contemplando os módulos:

  1. Visão geral da função e atividades do Socorrista
  2. Conceitos básicos
  3. Sinais e sintomas
  4. Primeiros Socorros em Saúde Mental
  5. Avaliação de Risco
  6. A mente, o cérebro e a Mentalidade Humana
  7. Automotivação
  8. Intervenção em Crises
  9. Ética e Jurisprudência
  10. Comunicação Interpessoal
  11. Saúde Pública e Política de Saúde Mental
  12. Primeiros Socorros em Saúde Mental
  13. Trabalho em Equipe
  14. Leitura de pessoas, quebra de resistência, abordagem eficaz, rede de apoio, encaminhamento e acompanhamento
  15. Desescalada de Crise

A programação completa pode ser acessada pelo link: https://fexdigital.edu.br/cursos/formacao-em-socorrista-mental/

As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://fexdigital.edu.br/cursos/formacao-em-socorrista-mental/ e se encerrarão ao completarem o número de vagas destinado a esta formação. As vagas são limitadas.

Maiores informações pelo WhatsApp +55 (31) 98974-5267

Áreas de atuação do curso

Servidores públicos: O treinamento pode ser direcionado aos servidores públicos de diferentes áreas e níveis hierárquicos, como gestores, funcionários administrativos, agentes de saúde, assistentes sociais, entre outros.

Profissionais de saúde: Médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais de saúde que atuam em unidades de saúde, postos de atendimento e hospitais municipais.

Profissionais da assistência social: Trabalhadores sociais, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais envolvidos no atendimento e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Profissionais da educação: Professores, diretores escolares, pedagogos e demais profissionais que atuam nas escolas municipais, visando promover a saúde mental dos estudantes e fortalecer a capacidade de acolhimento e escuta desses profissionais.
Equipes de emergência: Bombeiros, policiais, agentes de trânsito e demais profissionais envolvidos em emergências e atendimento ao público, que podem se beneficiar de técnicas de socorro mental para lidar com o estresse e os impactos emocionais dessas situações.

Compartilhe esta notícia

Nenhum anúncio disponível.