Perfil

Eduardo Micheletto

Saúde

20/05/2024

Técnica de enfermagem da Zona Sul celebra quatro décadas de dedicação e cuidado com as pessoas

Atuar em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de saúde sempre atendendo e cuidando do bem-estar das pessoas é o lema dos técnicos de enfermagem, que celebram seu dia nesta segunda-feira (20). Dedicar-se ao próximo também sempre foi o objetivo de Maria do Carmo de Oliveira, 68. E foi por isso que, há 40 anos, ela escolheu essa profissão.  

São mais de três décadas trabalhando como servidora pública do município, sendo 15 somente em UBSs. “Amo o que faço, adoro a sensação de poder ajudar e cuidar das pessoas”, enfatiza.

Hoje a mineira de São Miguel do Anta, que há 54 anos vive em São Paulo, exerce a função de técnica de enfermagem na UBS Jardim Icaraí, na Zona Sul. Ela ingressou na área incentivada por uma amiga  e seu primeiro emprego foi como atendente de enfermagem no Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina, antiga Maternidade Santa Mariana. À noite, em paralelo, dava expediente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Paulo (HSP). Como o passar do tempo, foi se especializando na área.

Em 1992 prestou concurso público na Prefeitura para o cargo de auxiliar de enfermagem, foi aprovada e passou a trabalhar no Pronto-Socorro do Hospital Campo Limpo, mantendo o emprego no Hospital São Paulo. Também atendeu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Residencial Cocaia, na Zona sul.

Inspiração

Mãe de quatro filhos e avó de dois rapazes e uma moça, Maria do Carmo acredita que seu amor ao trabalho inspirou os mais jovens da família. Seu neto Nicolas, de 19 anos, está cursando enfermagem. “Acredito que eu o tenha influenciado. Fico feliz de ter alguém tão próximo seguindo os mesmos passos, querendo ajudar as pessoas, cuidar de vidas”. Sua filha mais velha, já falecida, também era técnica de enfermagem.

A aposentadoria não faz parte dos planos de Maria do Carmo. Quer continuar se dedicando a cuidar da saúde das pessoas e auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros. “Vou seguir com o meu trabalho, é o que me move”, conclui.

Compartilhe esta notícia

Nenhum anúncio disponível.