A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que opera em 24 municípios da Grande São Paulo, realiza entre os dias 18 e 23 de novembro mais uma edição da ação “Enel Compartilha Cidadania”. Desta vez, a iniciativa acontecerá em bairros como Jardim Maraba, Vila Ayrosa, Vila Califórnia, Vila da Paz, Jardim Colonial, Interlagos, Jardim Satélite, Jardim Kioto, Jardim Itatiaia, Parque São José, Parque São Paulo, Jardim Edda, Jardim dos Manacás, Vila Aimoré, Parada de Taipas e Vila Alabama. O projeto é estruturado em três principais frentes:
Porta a Porta – Equipes da Enel realizarão visitas domiciliares para aplicar questionários socioeconômicos, orientar sobre o consumo consciente de energia, promover a troca de lâmpadas e oferecer outros atendimentos necessários. Também será realizada a divulgação dos critérios de elegibilidade para cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Palestras Educativas – As “rodas de conversa” abordarão temas relacionados à cidadania e boas práticas no uso da energia. Participantes poderão trocar até oito lâmpadas antigas (incandescentes ou fluorescentes, exceto modelos tubulares) por lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas. Para participar, basta ser titular da conta de energia, apresentar documento com foto, uma conta de luz e as lâmpadas a serem substituídas.
Eventos – Ações realizadas para troca de lâmpadas, atendimento a demandas comerciais e distribuição de materiais informativos sobre segurança e prevenção de acidentes.
Furto de energia é crime
Além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica.
Indivíduos que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, também estão colocando em risco a própria vida e a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. O site da Enel tem uma área exclusiva para denúncias de fraude.
Enel Compartilha Cidadania
Porta a Porta
Data: 18 a 23 de novembro de 2024
Horário: 9h às 16h
Locais: Jardim Maraba, Vila Ayrosa, Vila Califórnia, Vila da Paz, Jardim Colonial, Interlagos, Jardim Satélite, Jardim Kioto, Jardim Itatiaia, Parque São José, Parque São Paulo, Jardim Edda, Jardim dos Manacás
Roda de Conversa
Data: 19 a 23 de novembro de 2024
Horário: 9h às 16h
Locais: Vila Aimoré (Igreja Assembleia de Deus), Parada de Taipas (Associação Central Brasilândia B3), Vila Silvia (Associação dos Moradores Irmã Lucinda)
Evento
Data: 22 de novembro de 2024
Horário: 10h às 14h
Local: Vila Alabama (CCAC – Centro Comunitário Amigos da Comunidade)