O estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todas as unidades da Federação sobre o volume de serviços prestados no Brasil na passagem de junho para julho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de Serviços teve aumento de 1,2% no país em comparação a junho. São Paulo, com a taxa positiva de 2,4%, exerceu o impacto mais importante entre os demais estados analisados.
Os dados, divulgados nesta semana pelo IBGE, mostram que São Paulo participa com 47,88% do total do volume de serviços prestados entre as 27 unidades da Federação do país.
Na comparação com julho de 2023, novamente o estado de São Paulo trouxe a contribuição positiva mais importante para o país, com aumento de 7,4%. No Brasil, a expansão do volume de serviços no Brasil foi de 4,3% na comparação interanual.
No acumulado do ano, de janeiro a julho, o estado também teve o maior impacto no país, registrando avanço de 1,7% no volume de serviços. No Brasil, a taxa ficou em 1,8% no período.
No agregado especial dentro da pesquisa que analisa o desempenho das atividades turísticas, São Paulo (0,3%) teve o terceiro melhor desempenho do país em julho na comparação com junho. No Brasil, houve retração de 0,9%.
Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em relação a junho de 2023:
- Serviços profissionais, administrativos e complementares: 16,6%
- Serviços de informação e comunicação: 9,3%
- Outros serviços: 6,5%
- Serviços prestados às famílias: 2,7%