Perfil

Eduardo Micheletto

Cotidiano

06/07/2024

Prefeitura anuncia 680 selecionados para habitação definitiva em condomínios na Raposo Tavares, Zona Oeste

O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta sexta-feira (5) a seleção de 680 famílias para moradia definitiva dentro do Programa Pode Entrar Aquisição em dois condomínios do conjunto habitacional Reserva Raposo, na Zona Oeste, e entregou o Termo de Vinculação aos contemplados. O investimento total no empreendimento, que tem previsão de entrega em dezembro de 2025, é de mais de R$ 428 milhões.    

“As 680 famílias vão sair daqui com a garantia da Prefeitura de São Paulo e com o documento do seu apartamento, do termo de vinculação da habitação. Vocês também vão acompanhar as obras e logo fazer a sua mudança. E não é qualquer obra, vamos entregar uma obra de qualidade. O que a gente está fazendo aqui agora é fazer um sonho se tornar realidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a reunião.  

Quem recebeu os Termos de Vinculação comemorou a nova etapa da vida. “É uma felicidade, são 10 anos que a gente espera”, conta a empregada doméstica Maria Geane Araújo, 35 anos, que vai ter um lar seguro para viver com os quatro filhos, uma menina de 8, um menino de 12 e gêmeas de 17. 

A diarista Eliene Pereira Queiroz, 52 anos, ficou surpresa quando recebeu a ligação que tinha sido contemplada com um apartamento próximo do local da casa onde paga aluguel. “Parece mentira! Estou muito feliz, muito, é uma sensação maravilhosa”.  

O eletricista Edilan Santos de Souza, 38 anos, está animado com a nova conquista. “A expectativa é chegar em casa depois de um dia depois do trabalho, ter um local para minha esposa, minha filha de 7 anos. Depois de 13 anos esperando, chegou o dia”. A ação foi  realizada por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP).     

“Moradia é dignidade, é onde as pessoas criam seus filhos, formam as suas famílias, então é um assunto muito importante. E é um dia muito feliz, porque muita gente espera há 30, 40, 50 anos e hoje está realizando esse sonho”, revelou Jhony Oliveira, diretor comercial da Cohab.  

Para o secretário de Habitação, Milton Vieira, quando se fala em habitação não se trata só de investimento. “Muito mais do que um bem material, é a realização de um sonho e sentimento de felicidade para as famílias que esperaram muito tempo por esse dia”.  

 Infraestrutura 

Reserva Raposo, viabilizado pelo programa Pode Entrar Aquisição, será composto por seis condomínios, cada um com duas torres. Cada uma terá 170 unidades habitacionais, com área útil de 39 m², incluindo sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Os termos entregues nesta sexta fazem parte dos condomínios Orquídeas e Arapanés. 

Os prédios contarão com seis elevadores e 36 vagas para carros, além de bicicletário, brinquedoteca, academia, playground, churrasqueira e salão de festas. Como cortesia, o construtor entregará os imóveis equipados com ventilador de teto, luminárias, chuveiro, assento sanitário, box e espelho.     

Com o Termo de Veiculação, os 680 pré-selecionados poderão apresentar a documentação necessária para a comprovação de requisitos do programa. Após a análise, quem estiver apto é convocado pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP) para a assinatura do contrato.    

Pode Entrar   

Desde 2021, foram entregues 10.172 unidades habitacionais. Outras 25.872 novas moradias estão em construção (incluindo as do programa Pode Entrar). Além disso, mais 25 mil unidades estão prestes a iniciar as obras, reforçando o compromisso da administração municipal em reduzir o déficit habitacional e proporcionar moradia digna para as famílias de baixa renda.    

O Pode Entrar, maior programa habitacional já lançado no município, conta com recursos exclusivos da Prefeitura e institui importantes ferramentas com o objetivo de ampliar a produção de moradias e combater o déficit habitacional na cidade. Está subdividido em cinco modalidades: Entidades, Aquisições, Melhorias, Parcerias (PPP) e Carta de Crédito.    

Entidades - O município arca com os investimentos enquanto a entidade/empresa selecionada se responsabiliza pelo licenciamento e execução do projeto. Mais de 4.350 novas moradias já estão em construção.    

Aquisições - A Prefeitura poderá realizar a compra de unidades habitacionais da iniciativa privada, com aquisições em grande quantidade e em um curto período, possibilitando maior celeridade no atendimento das demandas.    

Melhorias - Os imóveis são reformados e requalificados, diminuindo a inadequação de domicílios e garantindo às famílias melhores condições de habitação.    

Parcerias Público-Privadas (PPP) - Além da construção de unidades habitacionais, o Pode Entrar Parcerias Público-Privadas proporciona o desenvolvimento urbanístico integrado da cidade aproximando moradia, serviços e emprego. A modalidade propicia a contratação de 22.574 novos imóveis.

Compartilhe esta notícia

Nenhum anúncio disponível.